COMO LER A BIBLIA COM PROVEITO


Muitas pessoas com quem tenho contato, reclamam sobre um problema comum, com muitos que tentam ter uma compreensão adequada da bíblia: acabam não entendendo nada!
Há vários fatores que contribuem para o problema da leitura e estudo das escrituras sem proveito e sem resultado pratico. Quero deixar aqui neste estudo alguns princípios que irão ajudar você a compreender a bíblia.
A bíblia é uma coleção de 66 livros, com 1189 capítulos divididos em duas seções chamadas Antigo Testamento e Novo Testamento. Entender esse conjunto de livros é necessária uma diligencia muito grande, e a dificuldade não para por ai, porque também existe o fator espiritual: a própria bíblia adverte que o deus desse século produz cegueira espiritual, para que a luz do evangelho não resplandeça na vida das pessoas. Alem de cegar, outro problema de nível espiritual é comum: demônios atuam para distorcer o conjunto de verdade das escrituras. Além desses dois fatores espirituais, temos os problemas de organização e orientação diretiva, para compreender a bíblia, temos que começar a estuda-la de modo certo, para que os resultados sejam positivos.
Ler e estudar a bíblia são um mandamento divino, Jesus mesmo orientou que os homens deveriam examinar as escrituras, porque encontrariam em suas paginas o caminho da vida eterna e Paulo também ensinou que as escrituras ensinam o modo correto de viver uma vida com proveito (ver II Timoteo 3:15 a 17)
Muito bem! Para resolver o problema espiritual, temos que buscar ajuda de Deus. Portanto orar e pedir a orientação de Deus, é um fator que deve preceder cada leitura da bíblia. Você deve orar a Deus para que Ele lhe ilumine o coração. Para que o Espírito Santo possa revelar os tesouros das escrituras. Ao orar você deve estar determinada a cumprir a vontade de Deus em todas as áreas da sua vida. Porque se você ler algo, que esclarece que você está procedendo errado em qualquer circunstancia, e não tiver a determinação de mudar e corrigir sua vida, as escrituras não terão poder sobre sua vida. A bíblia é capaz de realizar transformações radicais na vida de um individuo, tem poder libertador, e é por causa disso que Satanás usa muitos meios para obstruir a visão espiritual, para que o evangelho não resplandeça e transforme a sua vida. Oração com um coração sincero é uma chave para uma leitura proveitosa das escrituras.
Mas não é somente o problema da cegueira espiritual, que um leitor novato pode enfrentar. Há outro fator definitivo: o modo correto de começar a ler a bíblia. É essencial que se tenha um planejamento correto para o estudo das escrituras. E desejo deixar aqui neste pequeno estudo, orientações para o seu estudo bíblico.
Quando alguém ganha uma bíblia, ele deseja ler e conhecer o que a bíblia ensina. A maioria começa lá no principio no livro de Gênesis, e segue todo o Pentateuco, ou simplesmente abre em qualquer parte e lê um trecho por dia, de modo desordenado. Há quem proceda mais errado: nunca abre a bíblia que ganha ou simplesmente deixa aberta em um salmo, como se a bíblia pudesse espantar má sorte. Jamais devemos usar a bíblia de modo supersticioso, ela é uma manual de vida não um talismã. Deus fala por meio da bíblia, e devemos ter o coração aberto para essa voz espiritual, que o coração pode ouvir através do estudo e leitura das escrituras.
Para ter um estudo proveitoso das escrituras, comece a ler primeiro o Novo Testamento, pelo menos duas vezes, antes de passar a leitura e estudo do Antigo Testamento. O primeiro livro que deve ser estudado é o evangelho de João. E os outros evangelhos. Para logo em seguida ler Atos dos apóstolos e todas as cartas paulinas e em seguida os outros livros. A leitura precisa ser feita em um ambiente onde exista paz, para que haja um coração voltado completamente para cada versículo e para todo o capitulo e enfim para todo o contexto.
Se possível sempre tenha um caderno de anotações para anotar passagens importantes e difíceis, para consultas posteriores.
Leia a bíblia de dois modos, primeiro para conhecer tudo o que ela fala sobre Jesus, e em segundo plano, sem deixar de ser menos importante, pratique tudo o que ela ensina com relação à vida espiritual e com relação à vida pratica em todas as áreas, religiosa, matrimonial, social e pessoal.
A bíblia é um manancial de informações e de tesouros espirituais. Por isso não desanime. Leia com perseverança, amor e muita dedicação. Leia três capítulos por dia e você lerá toda a bíblia em um ano. Leia de joelhos, leia antes de dormir todas a s noites um salmo. Memorize passagens importantes, capítulos e versículos. Enfim leia a bíblia para ser sábio, salvo e santo. Pois a bíblia ensina um homem a ser sábio, ser salvo e ser santo no sentido mais exato numa perspectiva cristã. Faça da bíblia um livro intimo e você aprenderá ater intimidade com Deus.

CLAVIO JUVENAL JACINTO

0 comentários:

Copyright 2010 Crer e Amar
Lunax Free Premium Blogger™ template by Introblogger