O imperador romano Antonio Pius, que governou no segundo século, encarregou o estudioso e historiador grego Aristid, de sondar e descobrir tudo sobre a fé a vida e os costumes dos cristãos. Depois de Aristid cumprir seu dever voltou ao imperador com o seguinte relatório:
“Estas pessoas conhecem o eterno Deus vivo, e crêem nele como criador dos céus e da terra . dele eles possuem todas as leis e mandamentos, os quais cumprem fielmente e esperam uma nova vida, num mundo novo. Por isso conduzem a vida conjugal pura, e desprezam o adultério. Não aceitam ser falsas testemunhas, e não cobiçam nada do que e alheio. Todos fazem bem aos seus vizinhos. Quando surgem como juizes entre o povo, julgam com justiça. Não possuem deuses. Aquilo que pessoalmente não gostam, também não fazem aos outros.. são amáveis aos seus amigos e também aos inimigos. Aos enlutados e sofredores eles auxiliam e consolam. Suas esposas são puras como virgens e suas filhas puras e virgens. Os seus homens e mentem distantes de toda a impureza, pois esperam pelo galardão no alem. O que diz respeito aos seus empregados, procuram converte-los para a fé crista,e depois de have~los logrados, os tratam como irmãos sem diferenças. Sua vida é simples e sem defeitos. Não se encontra corrupção entre eles, e se amam uns aos outros. Eles cuidam das viúvas e dos órfãos. Cada qual entre eles divide com o pobre o que possui. Quando aparece um estranho um estranho entre eles, é recebido com hospitalidade e tratado como irmão. Quando falece algum pobre, eles cuidam de seu sepultamento. Quando alguém deles esta com dificuldades, os outros jejuam dois dias, para ajuda-los. Eles vivem perfeitamente segundo as ordens de seus messias, Jesus. Eles vivem uma vida honesta e controlada. Cada dia eles agradecem a Deus pela sua graça. Sempre agradecem pelos alimentos. E quando alguém deles falece, os outros se alegram, e agradecendo a Deus acompanham até a sepultura, alegrando se porque esse chegou a um lugar muito melhor. Ao falecer uma criança, engrandecem ao nome de Deus, pois esta não chegou a conhecer pecado. Mas quando falece alguém que se desviou do caminho, então choram amargamente, pois crêem que este será castigado na eternidade.¨

Medite nessas palavras acima, e responda essa questão: se o governador do estado de SC mandasse um de seus empregados fazer o relatório histórico dos cristãos da nossa igreja, ele também faria um relatório idêntico ao descrito pelo historiador Aristid no segundo século descrito acima?


Adaptado por C. J. Jacinto.







0 comentários:

Copyright 2010 Crer e Amar
Lunax Free Premium Blogger™ template by Introblogger